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12 dicas de sucesso para bares e restaurantes

Conduzir um restaurante não é tarefa fácil e são inúmeras as questões que podem influenciar em seu desempenho. O Sebrae realizou uma e identificou os 12 pontos mais críticos para o bom desempenho de um estabelecimento desse tipo.

Confira quais foram as caraterísticas apontadas e como seu aprimoramento podem ajudar o sucesso do seu negócio.

1. Atendimento

Aposte em profissionais que buscam atender às necessidades dos clientes, além de investir na capacitação dos seus colaboradores.

2. Gestão de compras

O empreendedor deve trabalhar para evitar perdas e para fazer boas negociações com fornecedores.

3. Pagamento

O seu estabelecimento aceita cartão de crédito? Nas funções débito e crédito? E os vales refeições? Eles podem ser uma saída para aumentar o faturamento.

4. Layout e conforto

Ter um ambiente bem planejado, com boa estrutura de funcionamento, espaço suficiente para circulação de funcionários e conforto para os clientes é importante para o sucesso do negócio.

5. Alimentação saudável

Cada vez mais em alta, alimentos sem conservantes ou nenhum tipo de substância química são cada vez mais procuradas na hora de escolher onde comer.

6. Sustentabilidade

O empreendedor deve se preocupar com a sustentabilidade nos negócios, como a redução de desperdícios de recursos e contaminações do meio ambiente.

7. Formação de preço

Saber calcular corretamente os preços é essencial para a saúde financeira dos negócios.

8. Localização

O ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Para achar o melhor lugar, é necessário estabelecer o perfil do consumidor que pretende atingir.

9. Gourmetização

É importante trabalhar com o conceito de gourmetização e sensorialidade dos pratos, além de comunicar isso como um diferencial que justifica o preço cobrado.

10. Marketing promocional

É importante investir na marca e na boa reputação do restaurante, de maneira a transmitir os serviços de qualidade que são prestados no local.

11. Fidelidade

Programas de fidelização podem atrair e manter clientes. O uso de promoções ou descontos especiais são grande atrativos.

12. Confiabilidade

Deve-se cumprir fielmente as exigência de normas técnicas para segurança alimentar e comunicar bem esse cuidado para os clientes.